segunda-feira, 10 de junho de 2013

NONO E DÉCIMO EXERCÍCIOS (quarta semana)

No máximo uma palavra entre cada duas palavras obrigatórias.

Assentou pés, ansiosa por saber dos assuntos todos. Mandatária, tirou conclusões momentâneas. A todos importava nada mais... Apenas o testamento. Tinha certeza! Iria ser árdua tarefa.

Assim seja! Aprendi bem! Fácil!

Ganhou fôlego, limpando caminho, antecipando as dificuldades levianas.

E agora, refazer o texto, com total liberdade... Mais ou menos...

Mal assentou os pés na sala, percebeu todo o antagonismo presente. Rostos cerrados, de bocas de lábios finos, entesados pelo advento agora em curso. Sentia-se ansiosa. Queria saber tudo, os assuntos todos pendentes. 

Tinha uma ideia acerca de cada um... Nada definitivo. Sabia de toda a negligência para com a testada, e como as invejas minavam aquelas desalmas. Mandatária, incumbida da tarefa de ler o testamento em que ela mesma estava incluída, tirou as suas conclusões momentâneas.

A filha mais nova, mantinha-se  de pé. Preocupada em manter o vestido impecável sem uma única ruga, ciente da sua elegância e do valor dos seus trajes dispendiosos. O marido, de uma beleza e vaidade incontestáveis, mostrava-se impiedosamente concentrado na pasta que a testamentária segurava. A outra filha, viúva, desprovida de qualquer interesse, manejava, aparentemente calma o pequeno colar de pérolas antigo. Os dois filhos, homens, permaneciam impávidos e ávidos. Não disfarçavam o interesse naquela sessão. A filha do meio mostrava-se audaz e desfeita de preconceitos. Solteira, era incapaz de aceitar a união sagrada das irmãs. Embora calma, e de vestes simples e desaprovadas pelas irmãs, fazia do bater do chinelo de enfiar no dedo o único acompanhamento musical daquele momento. 

Conhecia bem aquelas aparências.

A todos importava nada mais... Apenas o testamento. Tinha a certeza que iria ser complicado. A tarefa iria ser árdua. Também ela - grande amiga da falecida, apesar da diferença de idade - estava incluída naquele testamento.

- Assim seja! Tive um bom professor! Aprendi bem! Sei manter-me imparcial... Vai ser fácil!

Tentava convencer-se, consciente dos obstáculos com que se  iria deparar. Retirou os documentos da pasta. Sentou-se à secretária, frente aos seus interlocutores. Ganhou fôlego. Procurou as palavras, limpando o caminho com um sorriso profissional... antecipando as dificuldades levianas.


Sem comentários:

Enviar um comentário