domingo, 21 de julho de 2013

DÉCIMO SÉTIMO EXERCÍCIO (sétima semana)

Retrato de personagem; interacção; apenas os pensamentos das personagens (divertido).

Gisela, de 25 anos, editora. Insegura, desajeitada, sempre envolvida numa personagem que afasta os olhos alheios do seu verdadeiro ser. Anseia aceitação na editora, mas tem receio de avançar na carreira e de não dar conta do recado. Tem uns maravilhosos olhos azuis que passam despercebidos por detrás dos óculos que a protegem do astigmatismo. Os cabelos escuros são longos e não variam além do rabo-de-cavalo preso na nuca e do solto. Calça um sapato de salto pela primeira vez na vida: quer começar a sentir-se mulher. Mas o seu andar é desajeitado.

Momento de viragem - Passa no corredor no momento em que o Tadeu - jovem das limpezas -, encera o chão de soalho de madeira. Ele agrada-lhe, mas ela não conhece o mundo das conquistas. Os olhos negros de Tadeu derretem-na. E hoje de saltos, caminha insegura.

Gisela Bolas! Caramba! Não podias estar a encerar uma das salas?! Como é que eu passo aí a fazer esta figura? Já me doí a barriga das pernas!
Tadeu É pá! Saltinho alto hoje. Está mais desengonçada que uma vara ao vento. A miúda é engraçada. Quer tornar-se mulher, é o que é! Até era capaz de lhe dar uma ajuda…
Gisela Respira fundo que estás quase a passar por ele. Vá! Equilíbrio! Só mais um pouco e entras na tua sala. Ficas safa!
Tadeu Vou-me meter com ela. Vai ser giro! Vai ficar toda atrapalhada!
Gisela Por favor! Ó meu Deus! Tira lá a raça da máquina do caminho. Ainda tropeço nessa porcaria. Raios!
Tadeu Ó que desajeitada. Agora tenho que ajudá-la a levantar-se do chão. Só me apetece rir! Contem-te. Não tem graça nenhuma pores-te a rir na cara da miúda.
Gisela Ó Santo Deus! Porventura achará que não me consigo levantar do chão sozinha. Tira-me lá as mãos das ancas. Consigo equilibrar-me! Deixei cair a porra dos óculos. Onde é que estarão? Ele está a apanhá-los. Aí se este diabo conta a alguém! Deixa-me lá pôr direita. Dá cá mas é os óculos. Não estou para delicadezas. Ai os olhos deste sacana. Parecem mel!
Tadeu Eh! Selvagem! Mal agradecida! Espera lá... Está bonito! Agora arrepio-me todo a olhar-lhe para os olhos. Nunca lhos tinha visto bem… Que azul, mano! Parecem o céu...
Gisela Tenho que ser eu a afastar-me?! Vá Gisela dos Santos! Entra na sala! Diabo da porta que não abre à primeira. Vá! Agora fecha a porta! Respira fundo!


Sem comentários:

Enviar um comentário